Resenha: Um Dia, por David Nicholls


O livro escrito por David Nicholls conta a história de Emma Morley e Dexter Mayhew, que se "conheceram" no dia 15 de Julho de 1988, na formatura da universidade onde estudavam. 

Na cama de Emma, os dois conversam sobre o futuro e o que esperavam dele, também pensando em como as suas vidas poderiam mudar depois daquela formatura. No entanto, nada contribui para que eles pudessem se encontrar no dia seguinte a formatura, mas ainda assim, conseguiram criar uma amizade que ao longo do livro vai amadurecendo.

A cada capítulo, uma página da vida deles vai sendo escrita e os reencontros vão acontecendo ao longo 20 anos, mas sempre no mesmo dia: 15 de Julho. Assim, a cada ano eles podem ver como a vida de ambos estava mudando, na forma geral. Ao ler o livro, temos a sensação de ter vivido com eles cada ano e também, compartilhamos os sentimentos descritos.

Se você pensava que esse livro tratava-se de um romance comum, está completamente enganado. Além da história de Em e Dex, o livro nos deixa a refletir sobre nossa própria vida, tendo como exemplo a vida dos personagens, que caminha de um modo real, humano, e também nos mostrando a forma mais bonita do amor, que no caso deles, flui em forma de palavras e momentos vividos.


No finalzinho do livro, o autor nos prepara uma surpresa chocante, o que na minha opinião faz a história deles se tornar mais verdadeira e especial. Te faz perceber que o que eles sentiam um pelo outro era algo um pouco maior do que apenas amor e acaba se tornando importante não só para os dois, mas para quem acompanha também.

No filme, os personagens são interpretados por Anne Hathaway e Jin Sturgess (já ouviu esse cara cantando?) e a química que eles tem juntos faz você se apaixonar ainda mais pelos personagens e sua história. Aliás, o filme é bem fiel ao livro, porém os detalhes do livro são indispensáveis.

Este é um dos meus livros preferidos. Porque? Pela realidade que o livro pode nos trazer, de um modo impressionante e confortável. Se você procura por um livro cativante e emocionante, Um Dia é uma boa opção.

Ah, uma coisa: o dia 15 de Julho nunca mais será o mesmo pra você!

4 comentários

  1. Sem fiquei na dúvida se deveria ler esse livro, mas agora, com certeza lerei.
    Achei muito original essa ideia dos reencontros acontecerem sempre no mesmo dia. Parece uma história de amor autêntica. Poder amadurecer com os personagens é especial!
    Beijos, Cyn
    http://ograndetalvez.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu concordo plenamente com você. Muitos não gostam tanto do livro pela forma que a narração é levada, mas na minha opinião, é diferente e tudo o que é diferente causa isso. Tenha uma boa leitura, anjo! xoxo

      Excluir
  2. Amei a resenha !

    Beijos amore ♥
    etendenciabebe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom ler isso, já que essa é a primeira resenha que fiz em toda a minha vida hahahaha Obrigada! xoxo

      Excluir

— Não toleramos desrespeito com leitores e autores do blog.
— Se for criticar, que seja uma crítica construtiva.
— Se estiver em anônimo, deixe seu nome no fim do comentário, queremos saber quem são nossos leitores!
— Todos os comentários são lidos.

Leu? Entendeu? Agora nos faça feliz com seu comentário :D

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger